Concurso Juvenes Translatores - Ensino Secundário

Todos os anos, a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia organiza o concurso Juvenes Translatores para as escolas de toda a União Europeia. O concurso de tradução proporciona uma experiência de tradução aos jovens de 17 anos (nascidos em 2007), incentiva-os a aprender línguas e poderá inspirá-los a tornarem-se tradutores profissionais.

Cerca de 3 000 alunos em toda a União Europeia traduzem um texto de uma página entre qualquer par de línguas das 24 línguas oficiais da União Europeia.

O número de escolas convidadas a participar no concurso europeu em cada país é o mesmo que o número de assentos que o país tem no Parlamento Europeu, 21 no caso de Portugal, sendo a seleção aleatória. As escolas não selecionadas para o concurso europeu poderão participar no concurso nacional. 

No dia 28 de novembro de 2024, em todos os países da UE, os alunos traduzem um texto sob a supervisão dos seus professores.

Cada um dos 27 vencedores nacionais (1 por estado-Membro) será convidado para a cerimónia de entrega de prémios que se realizará em Bruxelas, na sede da Comissão Europeia, na primavera de 2025, acompanhado de pais e professores.

Além disso, este ano todas as escolas inscritas serão convidadas para um encontro digital com tradutores da Comissão Europeia, que terá lugar a 17 de outubro, no qual estes profissionais falarão da sua paixão pelas línguas e sobre as oportunidades que se abrem com a aprendizagem destas. Haverá igualmente prémios para os vencedores do concurso nacional.

O período de inscrição termina às 11h00 de 14 de outubro de 2024

Mais informações:

Sítio Web do concurso Juvenes Translatores (inclui instruções de inscrição, regulamento do concurso, exemplos de anos anteriores) 

- Ficha informativa sobre o concurso 

Sítio Web para inscrição

Relatório final do Diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE

A presidente da Comissão Europeia recebeu este mês o relatório final do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE.

Sob o título «Uma perspetiva comum para a agricultura e a alimentação na Europa», o relatório apresenta uma avaliação dos desafios e oportunidades neste domínio seguida de um conjunto de recomendações. As sugestões do relatório orientarão os trabalhos da Comissão Europeia na elaboração da sua visão para a agricultura e a alimentação, que será apresentada nos primeiros 100 dias do segundo mandato da presidente Ursula von der Leyen.

Artigo completo em https://setubalmais.pt/ 

Prémios REGIOSTARS - Votação do público

A votação do público para o concurso REGIOSTARS 2024 – um rótulo de excelência para projetos da política de coesão da UE – está aberta até 9 de outubro, às 12h00 (hora da Europa Central), no sítio Web oficial do REGIOSTARS!

O projeto mais votado receberá o Prémio do Público, que será anunciado na cerimónia de entrega dos prémios REGIOSTARS durante a 22.a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas.

Este ano, quatro projetos financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE) estão entre os 25 finalistas escolhidos pelo júri de um número recorde de 262 candidaturas nas cinco categorias do concurso.

Categorias

  • 1: UMA EUROPA COMPETITIVA E INTELIGENTE: Promover a competitividade, a inovação e a resiliência económica
  • 2: UMA EUROPA VERDE: A transição ecológica como fator de desenvolvimento regional
  • 3: UMA EUROPA CONECTADA: Reforçar a mobilidade e a conectividade entre regiões
  • 4: UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA: Concretizar uma Europa mais inclusiva tirando partido dos talentos regionais
  • 5: UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS: Promover o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de territórios

Finalistas em destaque financiados pelo FSE

  • O Krok (Chéquia): Este projeto ajuda as pessoas com deficiência a encontrar emprego, identificando barreiras no local de trabalho e promovendo práticas inclusivas, beneficiando tanto os trabalhadores como os empregadores.
  • Realiza.te: uma Jornada Colaborativa (Portugal): Ao concentrar-se em intervenções direcionadas, o Realiza.te reduz o abandono escolar precoce e melhora a equidade educacional, estabelecendo um padrão para a melhoria educacional colaborativa.
  • Centro de Energia Humana (Portugal): Um centro de inovação social em Braga que apoia projetos empresariais com impacto social, promovendo a colaboração entre setores para enfrentar os desafios locais.
  • Rumo às POSSIBILIDADES (Lituânia): Desenvolve serviços de base comunitária para pessoas com deficiências mentais ou intelectuais, promovendo a independência e a integração social.

Webinar online de celebração do Dia Europeu das Línguas

No âmbito das celebrações do Dia Europeu das Línguas, a antena da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia em Portugal organiza um webinar dirigido às escolas secundárias, no dia 24 de setembro, às 10h. O público-alvo são os alunos do 3.º ciclo, entre os 12 e 17 anos.

A sessão será composta por três curtas comunicações sobre o funcionamento da União Europeia, a Europa e as suas línguas e as possibilidades de participação dos jovens na UE.

Álvaro Carvalho, da Direção-Geral da Tradução, estará acompanhado pelos membros da comunidade alumni Summer CEmp Mariana Nóbrega e Rita Fernandes.

As escolas e os professores que o desejarem deverão fazer a sua inscrição para poderem assistir ao evento através da plataforma Zoom. Pressupõe-se que os alunos assistem em conjunto com os seus professores.

Inscrições: https://europa.eu/!bby6XN

Faro no pódio das cidades europeias com melhor qualidade do ar

A Agência Europeia do Ambiente publicou dados atualizados sobre a qualidade do ar nas cidades europeias. Os habitantes de Uppsala e Umeå, na Suécia, e de Faro, em Portugal, usufruem do ar urbano mais limpo da Europa. Três em cada quatro europeus vivem em zonas urbanas e estão na sua maioria expostos a níveis perigosos de poluição atmosférica. A melhoria da qualidade do ar para níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) poderia reduzir significativamente as mortes prematuras causadas pela poluição atmosférica.

O visualizador da qualidade do ar nas cidades europeias publicado pela Agência Europeia do Ambiente classifica 375 cidades numa escala da mais limpa à mais poluída, com base nos níveis médios de partículas finas (PM2.5). Os dados foram recolhidos nos últimos dois anos civis (2022 e 2023) em mais de 500 estações de monitorização localizadas em centros urbanos de todos os países membros do Espaço Económico Europeu.

O visualizador mostra que somente 13 cidades europeias tinham concentrações médias de partículas finas abaixo do nível de referência baseado na saúde, de 5 microgramas por metro cúbico de ar (5 μg/m3), estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estas cidades incluem quatro capitais situadas no norte do continente: Reiquiavique, Taline, Estocolmo e Helsínquia.

O Plano de Ação para a Poluição Zero do Pacto Ecológico Europeu fixou a meta de reduzir as mortes prematuras causadas por partículas finas em, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 2005, bem como um objetivo a longo prazo de inexistência de impactos significativos na saúde até 2050. No início do presente ano, as instituições da UE chegaram a acordo sobre uma proposta de atualização das diretivas relativas à qualidade do ar ambiente, com o objetivo de harmonizar as normas de qualidade do ar da UE com os níveis de referência da OMS e ajudar a cumprir os objetivos do Plano de Ação para a Poluição Zero.

O visualizador da qualidade do ar nas cidades europeias mostra a qualidade do ar habitual nas cidades europeias ao longo dos últimos dois anos centrando-se nas concentrações de PM2.5 a longo prazo, dado que este é o poluente atmosférico com maiores impactos negativos na saúde. Ainda este ano, a Agência Europeia do Ambiente publicará uma análise dos impactos da poluição atmosférica nos ecossistemas e na saúde humana, incluindo estimativas sobre mortalidade e problemas de saúde imputáveis à má qualidade do ar.

Portugal entre os Estados-Membros mais otimistas quanto ao futuro da União Europeia

O mais recente Eurobarómetro revela que os portugueses são dos Estados-Membros mais otimistas relativamente ao futuro da União Europeia (74%), ficando ao lado da Lituânia (74%) e ultrapassando a média europeia (58%).

72% dos portugueses (55% média europeia) afirmam estar muito ou algo confiantes na força da democracia da União Europeia nos próximos cinco anos. Por outro lado, 77% dos cidadãos portugueses (64% dos cidadãos da UE) tendem a estar preocupados com a segurança da União Europeia nos próximos cinco anos.

Relativamente aos domínios que a União Europeia deve tratar como prioritários, enquanto na média europeia os mencionados com mais frequência são o ambiente e as alterações climáticas (33%) e a migração irregular (também 33%), os portugueses inquiridos destacam a migração irregular (39%) e a segurança e defesa (37%) como as áreas que a UE deveria abordar como prioridade. 

O principal ponto forte da União Europeia identificado pelos europeus é o respeito pela democracia, os direitos humanos e o Estado de direit(média portuguesa 55% e média europeia 38%). Em termos de desafios que a UE enfrenta, mencionada por 50% dos inquiridos europeus (59% dos portugueses), a guerra na Ucrânia ocupa o primeiro lugar. Seguem-se, em segundo e terceiro lugares, a migração irregular e as questões ambientais e as alterações climáticas, respetivamente, com 41% e 35% (média europeia) e 50% e 32% (média portuguesa).

Consulte mais informação relativamente aos resultados referentes a Portugal AQUI

EU Careers: Vagas em gestão financeira, contabilidade e tesouraria, e contratos públicos

A União Europeia procura assistentes nos domínios da gestão financeira, da contabilidade e tesouraria e dos contratos públicos. Os candidatos aprovados serão recrutados com o grau de assistente AST 3.

São oferecidas oportunidades profissionais aos candidatos que se enquadrem num dos perfis a seguir apresentados. Atenção: os candidatos só podem concorrer a um domínio.

  • Domínio 1 — Gestão financeira: As principais tarefas incluem a prestação de assistência a nível de: preparação, execução e acompanhamento dos orçamentos anuais; elaboração de dossiês financeiros; acompanhamento dos contratos, convenções de subvenção e acordos de nível de serviço; garantia de uma boa gestão financeira; execução de planos de ação/recomendações para auditorias; aconselhamento das unidades operacionais no que respeita à gestão das operações orçamentais e financeiras; elaboração de relatórios/estatísticas financeiras.
     
  • Domínio 2 — Contabilidade e tesouraria: As principais tarefas incluem a prestação de assistência a nível de: verificação dos dados e das contas bancárias das entidades jurídicas; gestão das faturas; execução e controlo dos pagamentos autorizados; cobrança dos valores a receber e realização dos correspondentes lançamentos contabilísticos; gestão de ativos, amortizações e inventários; cobrança do IVA; realização de controlos financeiros e contabilísticos regulares; gestão de tesouraria; elaboração de relatórios; prestação de formação e apoio a nível de questões contabilísticas.
     
  • Domínio 3 — Contratos públicos: As principais tarefas incluem a prestação de assistência a nível de: programação e aplicação dos procedimentos de contratação pública; redação de respostas, pedidos de informação/esclarecimentos, cartas relativas a procedimentos de concurso; prestação de assistência a nível do acompanhamento jurídico e financeiro dos contratos; conceção, desenvolvimento e manutenção de sistemas de contratação pública eletrónica; prestação de formação e apoio aos serviços operacionais em matéria de regras e boas práticas no domínio dos contratos públicos.

 

Para informações pormenorizadas sobre os requisitos e candidaturas, consulte esta página.
 

O prazo de candidatura tem início a 25 de julho de 2024 e termina a 3 de setembro de 2024, às 12 horas (meio-dia), hora de Bruxelas.

Estágios profissionais da Comissão Europeia

Um estágio na Comissão Europeia proporcionar-te-á:

  • uma oportunidade única para teres uma ideia do que é uma carreira na UE
  • uma oportunidade para melhorares as tuas competências profissionais
  • uma grande oportunidade de crescimento pessoal


O programa de estágios da Comissão Europeia está aberto a titulares de um diploma universitário de todo o mundo.

Estes estágios estão disponíveis numa grande variedade de áreas e são uma boa oportunidade para ficar com uma ideia de como funciona a União Europeia. A natureza do trabalho dos estagiários depende, em grande medida, do serviço onde são colocados. Existem oportunidades de estágio nas áreas do direito da concorrência, dos recursos humanos, da política ambiental e da comunicação, entre outras.

Os estagiários desempenham o mesmo tipo de tarefas que os funcionários recém-recrutados. Na prática, os estagiários podem participar na organização de grupos de trabalho e reuniões, na recolha de informações e documentação, na elaboração de relatórios e na resposta a perguntas, bem como em reuniões de unidade e outros tipos de eventos. Terão também de desempenhar funções mais específicas relacionadas com o serviço onde decorre o estágio. Por exemplo, um estagiário jurista da Comissão faz coisas bastante diferentes de um estagiário economista do Tribunal de Contas ou um estagiário de formação generalista do Parlamento Europeu.

Quem pode candidatar-se? Podem candidatar-se titulares de um diploma universitário de qualquer área (caso o diploma final ainda não tenha sido emitido, pode ser apresentado um certificado de habilitações provisório). Não é obrigatório ser cidadão europeu, mas geralmente é necessário ter conhecimentos de duas línguas oficiais da UE. Existe um número reduzido de lugares reservados a cidadãos de países não pertencentes à UE. Embora não seja obrigatório ter experiência profissional ou estudos de pós-graduação, esses elementos serão sempre tidos em conta.

Duração: 5 meses

Remunerado? Sim. 1.376,89 euros por mês e reembolso das despesas de deslocação.

Data de início: 1 de março e 1 de outubro 

Mais informação e candidaturas em https://ec.europa.eu/stages/

logo
logo

A sua voz na Europa

Contactos

  • Espaço Fortuna, Artes & Oficios
  • Morada: Estrada Nacional 379
    2950-807 Palmela
  • Tel: + 351 212 337 933
  • Email: europedirect.aml@adrepes.pt

Subscrever Newsletter

* indicates required

Siga-nos